Project Description
A questão da discriminação contra indivíduos e a cultura afro-descendentes alçou, já há alguns anos, o status de política pública prioritária no Brasil. Isso se deve ao fato de que, num país onde 46% da população está composta por negros e afro-descendentes, é fundamentalmente inviável a construção de “uma sociedade livre, justa e solidária” ou ainda a promoção do “bem de todos,sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” conforme prega a constituição brasileira, sem a elaboração e implementação de ações governamentais que busquem a correção de distorções e desigualdades com profundas origens históricas. O mesmo pode ser dito em relação às etnias indígenas que, apesar das décadas que sofreram (e ainda sofrem) os mais diversos tipos de violência e discriminação, contam hoje com órgãos estatais e políticas específicas que buscam a reparação e a promoção do bem estar destas comunidades. O povo cigano, por outro lado, em que pese o aumento da participação, a partir de 2008, nas definições de diretrizes das políticas de igualdade racial e direitos humanos, ainda pode ser considerado como um povo invisível e sem voz ou, nos dizeres da Cartilha: “Povo Cigano: o direito em suas mãos”, é o “excluído dos excluídos”.Pouquíssimo se sabe sobre a prática da Umbanda e do Candomblé pelas comunidades ciganas no Brasil. A maioria absoluta dos estudos que se fez e se faz sobre esta manifestação religiosa dão conta do sincretismo da cultura africana com a religiosidade católica e das raízes africanas: na língua, no gestual, na música e na culinária. O elemento cigano fica restrito a algumas características de certas entidades que são incorporadas durante alguns ritos. Mas aqueles que já tiveram a oportunidade de acompanhar uma cerimônia em um terreiro cigano percebem claramente um conjunto de elementos diferenciadores, que acrescentam um vigor e um interesse culturais que apontam para uma riqueza insuspeitada surgida justamente da interação entre diferentes visões de mundo que é, ao mesmo tempo mística e estética.
Trazer à luz estas características foi o principal desafio deste documentário.