Loading...
Letras da Paz2018-12-26T16:42:50+00:00

Project Description

Como se constrói a paz em uma periferia desprovida de serviços públicos de qualidade e relegadas ao isolamento e ao esquecimento? As periferias esparramam-se e incham-se para todos os lados ao redor das grandes cidades. A distância entre estas e o centro da grande metrópole é casa vez maior; distância esta que não é somente física, mas é também social, cultural e educacional.

Paralelamente a isto, e como decorrência da baixa qualidade do ensino nas regiões periféricas, a capacidade de leitura e interpretação de textos destes jovens encontra-se seriamente comprometida. Problemas na alfabetização e na competência linguística afetam diretamente não apenas a inserção destes jovens no mercado de trabalho como também diminuem a própria possibilidade do exercício pleno da cidadania perpetuando, assim, o problema da desigualdade social.

Neste tempo de atuação, percebemos que a única forma de combater este estado de coisas é fortalecendo espaços de socialização onde a cultura e os valores cidadãos sejam a referencia principal. Nossa metodologia de atuação pode ser descrita através das seguintes palavras:
Protagonismo: o jovem é visto como sujeito de seu desenvolvimento, como indivíduo portador de um histórico de vida, de desejos e de liberdade de escolha.
Acesso: somente conhecendo o que o mundo social oferece é que este jovem poderá exercer plenamente sua liberdade de escolha e sua cidadania. Dar acesso é ampliar o mundo, a vivência e as opções deste jovem.
Zêlo: a atenção constante, que muitas vezes este jovem não recebe em casa, é o instrumento principal para identificar problemas de conduta, para valorizá-lo como ser humano e fortalecer sua auto-estima.
É assim que se constrói a PAZ!!!